Autêntico e exclusivo, o trabalho artesanal tem vindo a consolidar-se como uma tendência global que representa uma oportunidade única de negócio.
Nos últimos anos, o setor handmade tem conquistado mais destaque no mercado, à medida que os consumidores começam a procurar os produtos trabalhados à mão. A valorização da autenticidade, originalidade e tradição aliada com causas como a sustentabilidade, tem atraído mais consumidores de todas as partes do mundo.
Este mercado, que foi avaliado em 2023 em cerca de 653 bilhões de euros, estima-se que cresça a uma taxa anual de 4.7% até 2030, alcançando os 907 bilhões de euros. Este crescente aumento não é apenas passageiro, é a resposta a cinco principais tendências globais que mudam a forma como este mercado é visto.
Com a pandemia a parar o mundo, redescobriu-se o valor do trabalho manual e do consumo consciente. Isto, impulsionado com a prática sustentável e ética, a procura de exclusividade em peças, as técnicas de artesanato ligadas ao design contemporâneo e o fácil acesso à compra destes produtos, originou o crescente aumento e interesse deste trabalho.
Sustentabilidade, exclusividade e autenticidade
A combinação entre sustentabilidade, exclusividade e autenticidade torna o artesanato uma proposta inovadora tanto para consumidores como para marcas. Com um futuro promissor, este setor tem o potencial de transformar o mercado e criar novas oportunidades de negócio.